O uso da pontuação é de suma importância para que a gente transmita emoções e o continuísmo das ideias em um texto. A transmissão das mensagens deve estar de acordo com o contexto.

Com origem no latim e cujo significado é algo implícito, as reticências são um desses sinais gráficos. Utilizadas para dar sentido de continuísmo ao texto, podem aparecer no início, no meio ou no fim de uma oração.

As reticências, em geral, podem indicar tanto a omissão de algo que não foi escrito como um pensamento que ainda não foi concluído. Assim, as reticências configuram-se como um sinal de pontuação que visa demonstrar uma interrupção da oração.

O uso das reticências ainda pode indicar uma citação incompleta, especialmente de outros autores citados, a fim de que se enfatize algum argumento ou ideia. Tal uso das reticências é bastante presente tanto em textos científicos como em textos sobre personalidades que deixaram citações famosas.

Quando devemos usar reticências?

Bastante amplo, o uso das reticências demanda determinada sensibilidade por parte do redator, a fim de que o sinal se inclua da maneira certa nas produções textuais. Assim, deve-se atentar para não cometer exageros.

O sinal de reticências tem presença garantida nas peças publicitárias e nos textos literários, possibilitando que o leitor pense e reflita a respeito do tema proposto. A oração também deve seguir com letra maiúscula se a ideia transmitida antes das reticências estiver concluída.

Exemplos do uso das reticências

Reticências nas indecisões

As reticências podem demonstrar a dúvida em tomadas de decisões, hesitação dos falantes de um discurso ou até mesmo a timidez.

Exemplo: “Não sabia se devia aceitar o convite… Queria ir, mas tinha os seus receios.”

Reticências para realçar discursos

O uso das reticências também pode destacar algo – uma palavra ou expressão – sendo o sinal utilizado antes delas.

Exemplo: “Aquele olhar é… encantador.”

Reticências na interrupção de discursos

As reticências podem ser usadas entre parênteses ou entre colchetes em trechos de citações, ou seja, quando não se apresenta a frase completa do autor.

Exemplo: ““(…) a expansão do terrorismo que mata homens, mulheres e crianças, destrói patrimônio da humanidade, expulsa de suas comunidades seculares milhões de pessoas, mostram que a ONU está diante de um grande desafio.”

No exemplo acima, o discurso não está transcrito na íntegra, pois algumas partes foram omitidas, ficando somente a parte escolhida pelo autor que produziu o texto. Confira o trecho completo:

A multiplicação de conflitos regionais —alguns com alto potencial destrutivo—, assim como a expansão do terrorismo que mata homens, mulheres e crianças, destrói patrimônio da humanidade, expulsa de suas comunidades seculares milhões de pessoas, mostram que a ONU está diante de um grande desafio.”

Reticências na interrupção das ideias

Em uma narração, as reticências podem ser utilizadas quando um personagem começa a falar sobre uma ideia e a interrompe.

Exemplo: “Quanto às decisões… Fica angustiada só de pensar em tudo o que precisa fazer… Talvez… Amanhã se organize melhor.”

Reticências na transmissão de sentimentos

As reticências podem sinalizar sentimentos facilmente perceptíveis na língua falada (alegria, emoção, tristeza etc).

Exemplo: “Tanto fez por ela… sem ajuda… sozinho… conseguiu!”

Letras maiúsculas ou minúsculas após as reticências

As letras maiúsculas podem ser utilizadas após as reticências quando a ideia que vem em seguida trata-se de uma ideia nova. Entretanto, se o discurso só apresenta uma pausa e a ideia prossegue, deveremos escrever com letra minúscula.

Exemplo:

  • Gustavo sorriu… Resolveu perguntar sobre seu primo.
  • Gustavo sorriu… perguntou sobre seu primo.

Videoaulas

Referências:

www.comunidade.rockcontent.com

www.todamateria.com.br

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