Tipo de texto que visa descrever algo, desde uma pessoa a um objeto ou lugar, animal ou acontecimento, o texto descritivo transmite as qualidades e aspectos de algo ao leitor. Desta forma, o texto descritivo captura as impressões e a partir delas elabora um retrato, tal como uma fotografia cuja revelação se dá através de palavras.

Desde características físicas e/ou psicológicas do que se pretende analisar, as qualidades são fundamentais para a confecção do texto descritivo. São exemplos de tais qualidades altura, textura, localização, função, cor, peso, sensação, comprimento, tempo, dimensões, clima e vegetação, dentre outros.

Quais são as principais características do texto descritivo?

São as principais características do texto descritivo a ausência de ação e relação de anterioridade ou posterioridade entre frases; retrato verbal; predomínio de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas; presença de verbos de ligação; emprego de orações coordenadas justapostas; utilização da enumeração e comparação; verbos flexionados no presente ou no pretérito (passado).

Para que o texto possa transmitir ao leitor o conteúdo que se deseja de maneira compreensível e objetiva, é essencial que ele apresente coerência e coesão, independentemente do tipo textual utilizado.

A coesão está relacionada ao uso adequado das palavras de forma que ocorra uma ligação e complementação entre as partes do texto (períodos e parágrafos). Portanto, determinados elementos devem ser utilizados. A substituição é um deles e consiste na troca de palavras que tenham o mesmo significado para que se evite as repetições. Outras possibilidades são o uso de elipse, com a omissão de determinados componentes; as conjunções, que fazem a ligação entre as orações; e os pronomes pessoais e demonstrativos para se referir às situações ou pessoas já citadas no texto.

A coerência configura-se como a lógica dos conceitos ou ideias apresentadas. É essencial, por exemplo, que se conheça a fundo o que será descrito no texto a fim de se evitar contradições e redundâncias. Também é importante ter clareza na exposição do conteúdo, para que o leitor possa compreender que o texto quer dizer.

Quais são as diferenças entre o texto descritivo e o texto narrativo?

É comum que se confunda os textos descritivos com os textos narrativos. Desta forma, devemos nos ater às suas diferenças. O texto narrativo apresenta uma sucessão de acontecimentos, uma sequência de ações reais ou imaginárias contadas por um narrador. Já o texto descritivo se resume à descrição física, sensorial ou psicológica em detalhes de algo ou alguém.

Como é a estrutura descritiva?

A descrição apresenta três passos para a construção:

  1. Introdução, onde é apresentado o que se pretende escrever.
  2. Desenvolvimento, onde ocorre a caracterização subjetiva ou objetiva da descrição.
  3. Conclusão: onde ocorre a finalização da apresentação e caracterização de algo.

Quais são os tipos de texto descritivo?

As descrições são classificadas em duas formas, de acordo com a intenção do texto:

Descrição Subjetiva: na descrição subjetiva são apresentas as descrições de algo, evidenciando as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto. São exemplos os textos literários repletos de impressões dos autores.

Descrição Objetiva: na descrição objetiva, o texto busca a descrição de forma exata e realista das características concretas e físicas de algo, sem que seja atribuído juízo de valor, ou impressões subjetivas do emissor. São exemplos descrições objetivas os manuais de instrução, os retratos falados e os verbetes de enciclopédias e dicionários.

Videoaulas

Referências:

www.todamateria.com.br

www.educamaisbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *