A anástrofe ou inversão, na Língua Portuguesa, configura-se como uma figura de linguagem, um recurso que usamos na linguagem oral e escrita a fim de aumentar a expressividade da mensagem. A anástrofe refere-se a uma inversão leve da ordem normal das palavras em uma oração, acontecendo tal inversão predominantemente por antecipação de uma palavra que complementa outra, ou seja, em palavras correlativas. A ideia de que na anástrofe acontece também a inversão entre o sujeito e o predicado é defendida por diversos autores.

O realce de uma ideia ou palavra, bem como a criação de um determinado efeito surpresa na oração, é possível pelo uso de anástrofes. Tal figura de linguagem é amplamente utilizada nas poesias a fim de se cumprir com as exigências do verso relativamente às rimas e à métrica.

Exemplos de anástrofe:

  • Para todos os amigos mandou beijos.
  • Ao primo, ele deu um livro.
  • Que faço eu com essa angústia minha?
  • Correto, eu acredito que seja!

Exemplos de anástrofe na literatura:

“Sabe mortos enterrar?” (J.C. Melo Neto)
“Tão leve estou, que nem sombra tenho.” (Mário Quintana)
“À espada em tuas mãos achada.” (Fernando Pessoa)
“Memória em nós do instinto teu.” (Fernando Pessoa)
“Passarinho, desisti de ter.” (Rubem Braga)

Anástrofe x hipérbato x sínquise

Tanto a anástrofe como o hipérbato e a sínquise são figuras de construção ou de sintaxe relacionadas à estrutura das frases. Tais figuras têm como característica a inversão da ordem normal das palavras em uma oração. São diferencias apenas através da intensidade com que tal inversão acontece.

Na anástrofe acontece uma inversão suave que gera apenas um ligeiro efeito surpresa e enfático na oração. No hipérbato acontece uma inversão brusca que, embora possa comprometer a clareza da mensagem, não influencia no entendimento e sentido da mensagem. Na sínquise, por sua vez, acontece uma inversão tão intensa e excessiva que prejudica o sentido da mensagem e a torna obscura e ininteligível.

Videoaulas

Referências:

www.normaculta.com.br/anastrofe-ou-inversao/#:~:text=A%20anástrofe%20se%20refere%20a,ou%20seja%2C%20em%20palavras%20correlativas.

www.brasilescola.uol.com.br/gramatica/hiperbato.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *