São chamadas de orações subordinadas as orações que apresentam uma função sintática em relação à oração principal.

Na gramática da Língua Portuguesa são estabelecidos dois tipos de períodos: o período composto por subordinação e o período composto por coordenação. O período composto por subordinação é formado por duas ou mais orações, onde uma é a principal e a outra é a subordinada, pois é sintaticamente dependente dela. O período composto por coordenação, por sua vez, é formado somente por orações independentes e, desta forma, sem dependência sintática.

Normalmente a oração independente sintaticamente apresenta sentido e constitui-se em um texto. Leia e note essa ideia na oração seguinte:

O dia nasceu

A oração “O dia nasceu” tem sentido próprio e, desta forma, é independente. Porém, caso essa oração seja inserida em uma camada gramatical inferior em relação à outra oração não será mais independente. Note:

As crianças saíram quando o dia nasceu.

Note que escrita deste modo, a oração apresenta a seguinte estrutura sintática:

Oração principal = As crianças saíram
Oração subordinada = quando o dia nasceu

A oração “quando o dia nasceu” tem uma relação de dependência e exerce uma função sintática em relação à oração principal.

Deste modo, a oração independente “O dia nasceu” transportou-se do nível sintático de independência para exercer, neste caso, a função sintática de oração subordinada adverbial temporal. Ela apresenta valor de advérbio e exprime o aspecto circunstancial de “tempo” em relação ao núcleo verbal “saíram” da oração principal.

A marca para o reconhecimento da subordinação da oração “quando o dia nasceu”, que passou a funcionar como membro dependente da oração principal, é o “quando” que a introduziu. Deste modo, o “quando” trata-se de uma conjunção subordinativa temporal.

Assim, as orações subordinadas serão gramaticalmente classificadas de acordo com a função sintática (se são termos essenciais, integrantes ou acessórios) que tais orações exercerem em relação à oração principal.

As funções sintáticas que podem ser exercidas pelas orações subordinadas são: sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, aposto, complemento nominal, adjunto adverbial e adjunto adnominal.

Desta forma, as orações subordinadas apresentam valor de substantivos, adjetivos e advérbios. Por tal motivo tais orações são classificadas como orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

As orações subordinadas apresentam especificidades gramaticais dentro das unidades sintáticas. 

Período Composto Por Orações Subordinadas Substantivas

As orações subordinadas substantivas apresentam valor de substantivo e desempenham a função sintática de sujeitoobjeto diretoobjeto indiretopredicativo do sujeitocomplemento nominal ou aposto em relação à oração principal. 

As orações subordinadas substantivas geralmente iniciam-se com conjunções subordinativas “que” e “se”. O “que” emprega-se quando o verbo exprime certeza e o “se” quando o verbo exprime dúvida. Em alguns casos também podem iniciadas por pronome ou advérbio interrogativo ou exclamativo.

Confira os exemplos dos tipos das orações subordinadas, de acordo com a sua função sintática:

Subjetiva: são as orações que desempenha a função de sujeito em relação à oração principal.
Exemplo 1: Consta que os alunos já retornaram do recreio.

Objetiva direta: são as orações que desempenham a função de objeto direto do núcleo verbal da oração principal.
Exemplo 2: Acreditamos que a senhora deve retornar pela tarde.

Objetiva indireta: são as orações que desempenham a função de objeto indireto do núcleo verbal da oração principal.
Exemplo 3: Convenceu-o de que a amizade verdadeira nunca acaba.

Predicativa: são as orações que desempenham a função de predicativo do sujeito da oração principal.
Exemplo 4: A realidade é que todos eles foram embora.

Completiva nominal: são as orações que desempenham a função de complemento nominal em relação à oração principal.
Exemplo 5: Estava convencido de que ela era inocente.

Apositiva: são as orações que desempenham a função sintática de aposto em relação à oração principal.
Exemplo 6: Dei-lhe uma sugestão: (que) viaje para onde quiser.

Período Composto Por Orações Subordinadas Adjetivas

As orações subordinadas adjetivas, como o nome sugere, possuem valor de adjetivo em relação à oração principal. Desta forma, elas determinam o substantivo antecedente.

As orações subordinadas adjetivas têm valores semânticos diferentes. Para compreender melhor esses valores confira a simulação da seguinte situação comunicativa de uma reunião de professores. A coordenadora pedagógica diz:

Fala 1:
– Se todos estiverem de acordo, nesse currículos escolar vamos adotar um novo projeto pedagógico. Os alunos que têm dificuldade com Português terão aulas extras.

A segunda frase afirmada pela coordenadora pedagógica apresenta a seguinte estrutura sintática:
oração principal = Os alunos
oração subordinada adjetiva = que têm dificuldade com Português
oração principal = terão aulas extras

Na fala 1, quem “terá aulas extras”? A coordenadora pedagógica tem por objetivo planejar aulas extras somente para uma parte dos alunos. Neste caso, os alunos que têm dificuldade com Português.

A mesma oração afirmada pela coordenadora pedagógica foi reescrita de uma forma diferente, agora entre vírgulas. Confira:

Fala 2:
Os alunos, que têm dificuldade com Português, terão aulas extras.

Note que, com a fala 2 escrita dessa forma, a coordenadora pedagógica mudou de objetivo. Isso porque, quem “terá aulas extras” serão todos os alunos agora.

Nos dois casos há orações subordinadas adjetivas com valor de adjetivo e que modificam o substantivo “alunos”.

Contudo, a fala 1 trata-se uma oração subordinada adjetiva restritiva pois particulariza o sentido do substantivo. Na fala 2 trata-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa pois universaliza o sentido do substantivo.

Desta forma, as orações subordinadas adjetivas são classificadas em:

Adjetiva restritiva: são as orações que particularizam o sentido do substantivo ou do pronome e ligam-se sem vírgulas ao antecedente;

Adjetiva explicativa: são as orações que universalizam o sentido do substantivo ou do pronome antecedente e estão entre vírgulas.

Período Composto Por Orações Subordinadas Adverbiais

As orações subordinadas adverbiais apresentam valor de advérbio ou de locução adverbial e exercem a função sintática de adjunto adverbial em relação ao núcleo verbal da oração verbal.

As orações adverbiais expressam diversas circunstâncias diante da oração principal e, por tal motivo, são classificadas como:

Causais: São as orações que expressam a circunstância de causa de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas causais.
Exemplo 1: Não foi à reunião de pais porque viajou.

Consecutivas: São as orações que expressam a circunstância de consequência de algo apresentado na oração principal e iniciam-se por conjunções subordinativas consecutivas.
Exemplo 2: Estudou tanto que adormeceu.

Conformativas: São as orações que expressam a circunstância de conformidade entre algo apresentado nelas e na oração principal, e são iniciadas com conjunções subordinativas conformativas.
Exemplo 3: Conforme afirmou, pagará a escola ainda hoje.

Concessivas: São as orações que expressam a circunstância de concessão de algo apresentado na oração e iniciam-se com conjunções subordinativas concessivas.
Exemplo 4: Pedro não notou nada, embora estivesse atento.

Comparativas: São as orações que expressam a circunstância de comparação de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas comparativas.
Exemplo 5: João viaja como um presidente.

Condicionais: São as orações que expressam a circunstância de condição de algo apresentado na oração principal e iniciam-se com conjunções subordinativas condicionais.
Exemplo 6: Visitaremos nossos primos hoje, se não chover.

Finais: São as orações que expressam a circunstância de finalidade de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas finais.
Exemplo 7: Maria tentou de tudo para que seu filho passasse no vestibular.

Proporcionais: São as orações que expressam a circunstância de proporção de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas proporcionais.
Exemplo 8: Conforme se aproximava o início das férias, a expectativa da turma aumentava.

Temporais: São as orações que expressam a circunstância de tempo de algo apresentado na oração principal e iniciam-se com conjunções subordinativas temporais.
Exemplo 9: Fico empolgado sempre que visito o nordeste.

4 thoughts on “Orações Subordinadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *