Nas normas da Língua Portuguesa, trata-se de encontro consonantal quando há duas ou mais consoantes que aparecem juntas e em sequência na palavra, de modo que o som de cada uma delas seja mantido. Assim sendo, o encontro consonantal configura-se como o agrupamento de consoantes, em sequência, na palavra, fazendo parte da mesma sílaba ou não.

Os encontros consonantais podem ser classificados em: puros (chamados também de perfeitos) ou disjuntos (chamados também de imperfeitos).

Quais São os Tipos de Encontros Consonantais?


São classificados como puros os encontros consonantais puros que ficam na mesma sílaba e que são inseparáveis. É bastante comum que os encontros consonantais classificados como puros terminem em -l ou em -r. Confira os exemplos a seguir:

blefar → ble – far
livro → li – vro
primo → pri – mo

Os encontros consonantais disjuntos, por sua vez, são aqueles que ficam em sílabas diferentes, sendo separados:

berço→ berço
advogado → advo – ga – do
distópico → distó – pi – co
instante → ins – tante

É comum que uma mesma palavra apresente encontros consonantais puros e disjuntos:

mantra → mantra
praticante → pra – ti – cante

Também é válido ressaltar o caso especial da letra x quando ela apresenta som de -cs ou -ks, indicando um encontro consonantal fonético:

ônix
xi
axioma

Observação: É importante destacar que uma consoante não pode ficar sozinha na separação silábica. Caso o encontro consonantal aparece no começo da palavra, ele nunca será separado. No caso do dígrafo ­-pn, há separações diferentes para as palavras apneia e pneu por causa disso:

apneia → apneia
pneu → pneu

Encontro consonantal x Dígrafo


Os dígrafos tratam-se do emprego de duas letras para representar graficamente somente um fonema. O que difere os dígrafos do encontro consonantal é o som, pois o encontro consonantal sempre possui o som das duas (ou mais) consoantes que estão juntas; já o dígrafo representa somente um som. Além disso, um dígrafo pode ser composto por duas consoantes ou por uma consoante e uma vogal. Os dígrafos são:

lh – ch – nh – xc – sç – sc – xs – ss – rr – qu – gu

Confira os exemplos abaixo:

grelha: gr = encontro consonantal, pois há o som de -g e de -r.

lh = dígrafo, pois as duas letras representam um som só.

Guilhermina: Gui = dígrafo, pois as duas letras representam apenas um som.

lh = dígrafo, pois as duas letras representam apenas um som.

rm = encontro consonantal, pois há o som de -r e de -m.

masmorra: sm = encontro consonantal, pois há o som de -s e de -m.

rr = dígrafo, pois as duas letras representam apenas um som.

Atenção: os dígrafos “gu” e “qu” antecedem somente as vogais “e” e “i”. Não é possível fazer dígrafos com “a”, “o” e “u”, pois em “gua” e “guo” as duas vogais terão som, e “guu” não trata-se de uma construção padrão das normas da Língua Portuguesa.

Encontro Consonantal x Encontro Vocálico

Trata-se do encontro vocálico quando duas ou mais vogais aparecem juntas, em sequência, na palavra. Os encontros vocálicos podem ser classificados em tritongos, ditongos ou hiatos, dependendo da separação silábica (mesma sílaba ou sílabas diferentes). Confira os diferentes encontros nas palavras a seguir:

ruiva = encontro entre as vogais -u e -i.
canhão = dígrafo com as letras -n e -h e encontro entre as vogais -ã e -o.
plateia = encontro entre as consoantes -p e -l e entre as vogais -e, -i e -a.
expressões = encontro entre as consoantes -x, -p e -r, dígrafo com as letras -s e -s e encontro entre as vogais -õ e -e.

Fonte: brasilescola.uol.com.br/gramatica/encontro-consonantal.htm

Comente