Discurso direto e indireto

Quando lemos ou escrevemos um texto, temos duas formas de nos referir a fala de um personagem: com o discurso direto ou indireto.

Discurso direto

O discurso direto é aquele ao qual reproduzimos nossas palavras e as do interlocutor em um diálogo. É comum o uso de verbos declarativos, como: respondeu, disse, perguntou, afirmou, ponderou, sugeriu, indagou, entre outros…

Exemplos

Hoje eu estava falando com a Maria de manhã, e ela disse: “Não fui passear com meu cão ontem”.

Por que acordou tão cedo? Perguntou-lhe com cara de brava.

Uma pessoa na rua me perguntou:
— Que horas são, por favor?

Características do discurso direto

  • É uma transcrição exata da fala das personagens;
  • É antecedido pelo travessão, que indica quando começa a fala de uma personagem e quando há a mudança de interlocutores.
  • Acontece sem a participação do narrador;
  • Após o verbo de elocução, há dois-pontos e uma mudança de linha para um novo parágrafo;
  • É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, responder, perguntar, comentar, observar, falar, retrucar, replicar, aconselhar, gritar, exclamar, murmurar);

Discurso indireto

É uma maneira indireta de dizer o que o personagem disse.
No discurso indireto, não damos voz aos personagens, nós dizemos o que eles dizem. O narrador usa as sua próprias maneira para transmitir a fala das personagens.

Utilizamos conjunções como: Se e Que.

Exemplos

Eu estava indo ao trabalho de manhã, quando fui abordado por um sujeito na rua que me perguntou se eu sabia que horas eram.

A minha vizinha queria saber se eu tinha açúcar para emprestar.

Ela disse que ia para o bar depois da faculdade.

Discurso indireto livre

No discurso indireto livre, o narrador introduz a fala das personagens no meio da narração, sem qualquer indício da mudança da voz do narrador para a voz da personagem.

Exemplos

Denise chegou rápido da faculdade. Estava com muita fome. Vou almoçar depois de alimentar meu gato. Ela sempre se preocupa muito com seus bichinhos de estimação.

Comente