Na Língua Portuguesa, o verbo é uma classe gramatical ampla, e pode expressar um estado, ação, fenômeno da natureza, mudança de estado, além de apresentar inúmeras flexões. Por conta dessa abrangência, há diferentes tipos de classificação dos verbos.

classificação dos verbos acontece por meio das flexões que ocorrem de acordo com o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), tempo (presente, pretérito, futuro), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo, terminativo, pontual, durativo, contínuo, descontínuo). 

Na gramática, os verbos são categorizados em regulares, irregulares , defectivos, anômalos, abundantes, auxiliares, principais, pronominais, significativos e de ligação. 

Classificação dos verbos

Verbos anômalos

Os verbos anômalos são aqueles que passam por grandes alterações nos radicais no momento que são conjugados. É o caso dos verbos ser e ir. 

  • Verbo ser: sou, foste, era, fôramos, sereis, seriam, seja.
  • Verbo ir: vou, fui, irei, ia, ireis, iriam.

Verbos regulares

Os verbos regulares são aqueles cuja flexão não causa nenhuma modificação nos radicais. Deste modo, a conjugação se encaixa nos modelos fixos de conjugação e não altera os radicais ou as terminações. Por exemplo (verbo amar): amar, amei, amarei, amava, amasse. 

Verbos irregulares 

Quando conjugados, os verbos irregulares sofrem alterações tanto nos radicais quanto nas terminações. Eles não seguem os modelos fixos da conjugação que integram. Exemplo (verbo fazer): faço, fazia, fiz, fizera, fizesse, farei, faria. 

Verbos defectivos

Devido aos fatores fonéticos, morfológicos ou semânticos, os verbos defectivos não apresentam todas as formas verbais, já que não podem ser conjugados em determinados tempos, modos ou pessoas. Os verbos defectivos são identificados como:

Impessoais – são os verbos que não apresentam sujeito e costumam ser conjugados somente na terceira pessoa do singular. Os principais desse tipo são o verbo haver (no sentido de existir) e o verbo fazer (no sentido de tempo decorrido). 

Exemplos:

Havia muitas crianças na escola hoje.
Houve uma manifestação no centro da cidade pela tarde. 
Faz uma hora que espero o ônibus passar. 
Faz dois anos que não viajo. 

Além desses, todos os verbos que apontam fenômenos naturais são também impessoais. 

  • Anoitecer
  • Amanhecer
  • Chover
  • Chuviscar
  • Esquentar
  • Escurecer
  • Estiar
  • Saraivar
  • Garoar
  • Nevar
  • Relampejar
  • Trovejar
  • Ventar

Os verbos que remetem aos fenômenos podem ser conjugados somente no sentido figurado, em contexto literário. Exemplo: Ele amanheceu com excelente humor. 

Unipessoais – mesmo apresentando um sujeito, os verbos unipessoais têm conjugação realizada somente na terceira pessoa do singular e na terceira do plural. Eles servem para representar as vozes ou ações de animais, e indicar uma necessidade ou sensação em orações subordinadas substantivas. 

Exemplos:

Os gatos miaram durante toda a noite. 
Meu cachorro late loucamente quando está com fome. 
É importante você relaxar mais.
Custa ir trabalhar na segunda-feira.

Assim como os impessoais, a conjugação apenas é possível quando a frase é em sentido figurado. Exemplo: Ela sempre rosnava diversos xingamentos quando ficava nervosa. 

Pessoais – os verbos pessoais também têm sujeito, porém não possuem algumas flexões por razões morfológicas e eufônicas. O verbo falir, por exemplo, quando conjugado no presente do indicativo (falo, fales, fale), apresenta formas idênticas ao verbo falar – o que pode gerar certa confusão na hora da interpretação. 

Já o verbo computar no presente do indicativo (computo, computas, computa), possui uma sonoridade considerada “desagradável” por alguns gramáticos, sendo normalmente substituído por sinônimos durante a formação das frases.

Exemplo: Eu calculei todas as despesas da casa este mês. (O verbo calcular pode ser usado no lugar do computar: Eu computei todas as despesas da casa este mês.)

Verbos abundantes

Os verbos abundantes, de acordo com a classificação dos verbos, apresentam duas formas aceitas pela gramática normativa. Assim, eles podem ser encontrados tanto no particípio regular como irregular. 

Exemplos:

Infinitivo: eleger, entregar, enxugar, expulsar, inserir, pagar, matar.
Particípio regular: elegido, entregado, enxugado, expulsado, inserido, pagado, matado. 
Particípio irregular: entregue, eleito, enxuto, expulso, inserto, pago, morto. 

Verbos auxiliares

Entre a classificação dos verbos, os verbos auxiliares são aqueles que acompanham as formas nominais do verbo principal, apontando o tempo, modo, número ou pessoa da ação. São aplicados nos tempos compostos, locuções verbais e voz passiva. Exemplos: ser, estar, ter, haver, ir, ficar.

Verbos de ligação

Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, indicam um estado ao ligar uma característica ao sujeito. Eles não relacionam uma ação efetuada e também não são os núcleos dos predicados.

Exemplos:

Eu sou ansioso. 
Juliana parece animada. 

Verbos principais

Os verbos principais não precisam de outros verbos para expressar a totalidade da ação verbal. Exemplos: brincar, correr, dançar, estudar, saltar, sorrir. 

Verbos pronominais

Os pronominais unem-se aos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, se) no momento que são conjugados. Tais pronomes estão relacionados ao pronome reto ou à mesma pessoa do sujeito, estabelecendo as seguintes conjugações:

Pronominal reflexiva: a ação remete ao próprio sujeito. Ex: Ela penteia-se ou ela se penteia. 
Pronominal recíproca: a ação remete a cada um dos sujeitos, que devem estar no plural. Ex: Elas viram-se ou elas se viram.

Os verbos pronominais ainda são classificados em essenciais – verbos que são usados apenas nas formas pronominais (arrepender-se, suicidar-se, zangar-se, queixar-se, abster-se, dignar-se) – e acidentais, que podem ser utilizados tanto na forma pronominal como na simples (lembrar/lembrar-se/ sentar/sentar-se, enganar/enganar-se). 

Verbos significativos Conforme a classificação dos verbos, os significativos mostram uma ação. Como funcionam como núcleos dos predicados verbais, podem ser intransitivos ou transitivos (transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto).

Verbos intransitivos: não precisam de objeto direto ou indireto para dar sentido as orações. Exemplos: morrer, nascer, andar, viver, voltar, chegar.

Verbos transitivos: necessitam de um complemento verbal para ter sentido. 

Exemplos:

Verbo transitivo direto: quebrar, querer, ler, fazer, ter, causar.

Verbo transitivo indireto: acreditar, saber, obedecer, necessitar, lembrar, concordar.
Verbo transitivo direto e indireto: comunicar, agradecer, pagar, emprestar, perdoar, dar.

Videoaulas

Referências:

www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/classificacao-dos-verbos

www.todamateria.com.br/classificacao-dos-verbos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *