Na Língua Portuguesa, os pronomes demonstrativos são responsáveis por marcar a posição espacial de um determinado elemento em relação às pessoas do discurso. Assim, eles situam o elemento no espaço, no tempo ou no próprio discurso. Os pronomes demonstrativos apresentam-se em formas variáveis (número e gênero) e não-variáveis.

Quais são os pronomes demonstrativos?

Primeira pessoa

Os pronomes demonstrativos de primeira pessoa são: este, estes, esta, estas, isto. Elas indicam proximidade de quem escreve ou fala. Por exemplo, “Este homem ao seu lado é meu primo”. Os pronomes demonstrativos de primeira pessoa também indicam o tempo presente em relação a quem escreve ou fala, como, por exemplo, “nestas praias paradisíacas a felicidade é uma constante”.

Segunda pessoa

Os pronomes demonstrativos de segunda pessoa são responsáveis por indicar proximidade da pessoa a quem escreve ou fala. Por exemplo, “essa jaqueta custou caro?”.

Terceira pessoa

Os pronomes demonstrativos de terceira pessoa são utilizados para marcar a posição próxima da pessoa de quem se fala ou posição distante dos dois interlocutores. Por exemplo, “aquela calça é do meu namorado”.

Quais são os usos dos pronomes demonstrativos?

Além de marcar posição no espaço, os pronomes demonstrativos são usados para marcar a posição no tempo.

Este (e flexões) marca um tempo imediato ao ato da fala. Por exemplo, “neste momento ela está se exercitando”.

– Esse (e flexões) marca um tempo proximamente anterior ao ato da fala. Por exemplo, “no ano passado ele viajou para Olinda. demitida do trabalho. Nesse ano ele vai viajar para Belém”.

– Aquele (e flexões) marca um tempo remotamente anterior ao ato da fala. Por exemplo, “em 2008, estava concluindo o Ensino Médio. Naquele ano era a última vez que via alguns colegas de sala”.

Os pronomes demonstrativos fazem referência ao que já foi dito e ao que se vai dizer, no interior do discurso.

– Este (e flexões) faz referência àquilo que vai ser dito posteriormente. Por exemplo, “desejo sinceramente isto: que a viagem seja boa”.

– Esse (e flexões) faz referência àquilo que já foi dito no discurso. Por exemplo, “que o verão seja maravilhoso: é isso que desejo.

– Este em oposição a aquele quando se quer fazer referência a elementos já mencionados. Este se refere ao mais próximo, aquele, ao mais distante. Por exemplo, “montanha e praia são dois destinos que eu gosto, esta eu gosto no calor, aquela, prefiro no frio”.

– O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. Por exemplo, “não entendo o que eles fazem”. (aquilo)

Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. Por exemplo, “as preocupações dos pais não mudam: são sempre as mesmas.”

– são usados como reforço dos pronomes pessoais. Por exemplo, “ela mesma lavou a roupa”.

-como pronomes, concordam com o nome a que se referem. Por exemplo, “ele próprio fez o jantar”, ou “elas próprias vieram sozinhas”.

Referências:

www.mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/pronome-demonstrativo.htm

www.infoescola.com/portugues/pronome-demonstrativo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *