Pronome pode ser definido como palavras que pertencem a uma classe de palavras que pode ser utilizada na substituição do substantivo. A finalidade do pronome é indicar a pessoa do discurso, bem como situar no tempo e no espaço sem que o seu nome seja utilizado.

O pronome pode ser dividido em dois tipos: pronomes adjetivos, aqueles que acompanham ou modificam os substantivos, como no exemplo: “Meu boné é verde, aqueles bonés são pretos”; pronomes substantivos, que desempenham a função de substantivo, como no exemplo “Ele é meu namorado”. Assim, os pronomes podem ser pronomes interrogativos, pronomes oblíquos, pronomes relativos, pronomes demonstrativos, pronomes indefinidos, pronomes possessivos, pronomes pessoais e pronomes de tratamento. Tais pronomes sofrem variações com relação ao número, gênero e pessoa. A seguir, aprenda o que é pronome adjetivo.

O pronome adjetivo é utilizado a fim de se modificar o substantivo que acompanha, como um adjetivo. Sempre que o pronome adjetivo consta em uma oração ele acompanha um determinado substantivo, concordando sempre em número, pessoa e gênero. Por exemplo, “Estão as coisas em minha mala azul”. Nessa oração, o pronome “minha” determina “mala”. Outro exemplo: “Por outras regiões te procurei”. “Outras” é o pronome adjetivo que determina o substantivo “regiões”.

Pronome Adjetivo X Pronome Substantivo

O pronome adjetivo acompanha o substantivo em uma oração, e o pronome substantivo substitui o substantivo. Por exemplo:
“Vitor entende linguagem de sinais” passaria para: “Ele entende linguagem de sinais”, onde o pronome substantivo “ele” substitui o substantivo próprio “Vitor”.

Exemplos de pronome adjetivo

Meu cunhado chega hoje ao Brasil.
(O pronome adjetivo meu determina o substantivo comum cunhado.)

Suas perguntas serão respondidas pelo advogado.
(O pronome adjetivo suas determina o substantivo comum perguntas.)

Aqueles alunos passaram na prova com distinção.
(O pronome adjetivo aqueles determina o substantivo comum alunos.)

Este manual é muitíssimo indicado.
(O pronome adjetivo este determina o substantivo comum manual.)

Videoaulas

Referências:

www.todoestudo.com.br

www.normaculta.com.br

Comente