Você já se perguntou qual o segredo para que as empresas tenham nomes tão marcantes, fáceis de falar e ouvir, que fixam em nossa memória?
Provavelmente você não é o único a se fazer esta pergunta.
O segredo dos nomes criativos está em serem curtos, simples, que possuam um significado ou história e que sua sonoridade seja marcante para nossa memória(fácil de interpretar e gostoso de ouvir).
Ao contrário do que muitas vezes parece, criar nomes criativos nem sempre é fácil.
Quem não treina a criatividade ou não se considera uma pessoa criativa, dificilmente irá pensar em bons nomes para a empresa que está iniciando.
Hoje, no Brasil existem agências de publicidade e marketing que trabalham com o serviço de criação de nomes profissionais, porém, a realidade é que muitas pessoas estão abrindo pequenos negócios e nem sempre possuem uma verba destinada a um serviço deste tipo, ainda mais quando julgavam ser algo fácil de se fazer.
Mas o que fazer quando chega o momento em que é preciso escolher o nome fantasia, mas nada vem na cabeça, e os dias vão se passando sem conseguir o nome ideal para a marca?
Aqui vão algumas dicas para você conseguir criar o nome fantasia da sua empresa e passar por esta difícil etapa da abertura de sua empresa.
Dicas para Criar nomes Criativos para sua Empresa
Conheça o seu negócio
Primeiramente, é preciso que você analise cada detalhe do seu negócio. Conheça muito bem os produtos e serviços que você irá comercializar. Pesquise a história do seu negócio, as famílias tradicionais que o iniciaram, como era o trabalho nesta época, como produziam e como atuavam no mercado.
Conhecer bem o seu próprio negócio é fundamental para estimular a sua criatividade e ter uma base de conhecimento que lhe renderá boas ideias em todos os setores e fases da sua empresa.
Pesquise seus concorrentes
Provavelmente você terá concorrentes. Mesmo que não sejam concorrentes diretos, pesquise-os.
Conheça o nome deles, os produtos e serviços que eles comercializam, assim como o modo que os fazem.
Esta é uma das melhores maneiras de “copiar” bons exemplos e refletir sobre o porquê dos nomes que foram dados a eles.
Relacione locais, objetos, construções, monumentos e adjetivos a sua empresa
Provavelmente, algum local, objeto, construção, monumento ou adjetivo está ligado a seu negócio.
Pegue como exemplo uma loja de temperos, que pode ser relacionada a Índia e/ou China, por ter tradição antiga em comércio de temperos no mundo.
Outro bom exemplo também é uma empresa de comercialização de câmeras fotográficas, usar como referência o nome do criador da máquina fotográfica, local onde foi tirada a primeira foto e etc…
Faça um Brainstorming com a família e amigos
O brainstorming é uma tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar o potencial criativo de um indivíduo ou de um grupo(criatividade em equipe) colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
Basicamente, realizar um brainstorming é sentar-se a mesa com um papel e caneta, e começar a “pensar” e “falar” todas as ideias que vêem a cabeça.
Você pode até mesmo dizer coisas consideradas ridículas por muitos, mas é esta a intenção do brainstorming, dizer praticamente tudo.
Quando sair uma ideia interessante, anote-a no papel.
Mesclar ideias com as dos participantes será algo criativo, os resultados serão impressionantes!
Adicione prefixos e sufixos aos nomes criados
Prefixos e sufixos são pequenas palavras que soa bem aos ouvidos e a estética da leitura.
Os prefixos vêm a frente do nome, já os sufixos vêm no final.
Alguns exemplos de prefixos são:
a-, an-: Afastamento, privação, negação, insuficiência, carência. Exemplos:
anônimo, amoral, ateu, afônico
ana- : Inversão, mudança, repetição. Exemplos:
analogia, análise, anagrama, anacrônico
anfi- : Em redor, em torno, de um e outro lado, duplicidade. Exemplos:
anfiteatro, anfíbio, anfibologia
anti- : Oposição, ação contrária. Exemplos:
antídoto, antipatia, antagonista, antítese
apo- : Afastamento, separação. Exemplos:
apoteose, apóstolo, apocalipse, apologia
arqui-, arce- : Superioridade hierárquica, primazia, excesso. Exemplos:
arquiduque,arquétipo, arcebispo, arquimilionário
cata- : Movimento de cima para baixo. Exemplos:
cataplasma, catálogo, catarata
di-: Duplicidade. Exemplos:
dissílabo, ditongo, dilema
dia- : Movimento através de, afastamento. Exemplos:
diálogo, diagonal, diafragma, diagrama
dis- : Dificuldade, privação. Exemplos :
dispneia, disenteria, dispepsia, disfasia
ec-, ex-, exo-, ecto- : Movimento para fora. Exemplos:
eclipse, êxodo, ectoderma, exorcismo
en-, em-, e-: Posição interior, movimento para dentro. Exemplos:
encéfalo, embrião, elipse, entusiasmo
endo- : Movimento para dentro. Exemplos:
endovenoso, endocarpo, endosmose
epi- : Posição superior, movimento para. Exemplos:
epiderme, epílogo, epidemia, epitáfio
eu- : Excelência, perfeição, bondade. Exemplos:
eufemismo, euforia, eucaristia, eufonia
hemi- : Metade, meio. Exemplos:
hemisfério, hemistíquio, hemiplégico
hiper- : Posição superior, excesso. Exemplos:
hipertensão, hipérbole, hipertrofia
hipo- : Posição inferior, escassez. Exemplos:
hipocrisia, hipótese, hipodérmico
meta- : Mudança, sucessão. Exemplos:
metamorfose, metáfora, metacarpo
para- : Proximidade, semelhança, intensidade. Exemplos:
paralelo, parasita, paradoxo, paradigma
peri- : Movimento ou posição em torno de. Exemplos:
periferia, peripécia, período, periscópio
pro- : Posição em frente, anterioridade. Exemplos:
prólogo, prognóstico, profeta, programa
pros- : Adjunção, em adição a. Exemplos:
prosélito, prosódia
proto- : Início, começo, anterioridade. Exemplos:
proto-história, protótipo, protomártir
poli- : Multiplicidade. Exemplos:
polissílabo, polissíndeto, politeísmo
sin-, sim- : Simultaneidade, companhia. Exemplos:
síntese, sinfonia, simpatia, sinopse
tele- : Distância, afastamento. Exemplos:
televisão, telepatia, telégrafo
a-, ab-, abs- : Afastamento, separação. Exemplos:
aversão, abuso, abstinência, abstração
a-, ad- : Aproximação, movimento para junto. Exemplos:
adjunto,advogado, advir, aposto
ante- : Anterioridade, procedência. Exemplos:
antebraço, antessala, anteontem, antever
ambi- : Duplicidade. Exemplos:
ambidestro, ambiente, ambiguidade, ambivalente
ben(e)-, bem- : Bem, excelência de fato ou ação. Exemplos:
benefício, bendito
bis-, bi-: Repetição, duas vezes. Exemplos:
bisneto, bimestral, bisavô, biscoito
circu(m) – : Movimento em torno. Exemplos:
circunferência, circunscrito, circulação
cis- : Posição aquém. Exemplos:
cisalpino, cisplatino, cisandino
co-, con-, com- : Companhia, concomitância. Exemplos:
colégio, cooperativa, condutor
contra- : Oposição. Exemplos:
contrapeso, contrapor, contradizer
de- : Movimento de cima para baixo, separação, negação. Exemplos:
decapitar, decair, depor
de(s)-, di(s)- : Negação, ação contrária, separação. Exemplos:
desventura, discórdia, discussão
e-, es-, ex- : Movimento para fora. Exemplos:
excêntrico, evasão, exportação, expelir
en-, em-, in- : Movimento para dentro, passagem para um estado ou forma, revestimento. Exemplos:
imergir, enterrar, embeber, injetar, importar
extra- : Posição exterior, excesso. Exemplos:
extradição, extraordinário, extraviar
i-, in-, im- : Sentido contrário, privação, negação. Exemplos:
ilegal, impossível, improdutivo
inter-, entre- : Posição intermediária. Exemplos:
internacional, interplanetário
intra- : Posição interior. Exemplos:
– intramuscular, intravenoso, intraverbal
intro- : Movimento para dentro. Exemplos:
introduzir, introvertido, introspectivo
justa- : Posição ao lado. Exemplos:
justapor, justalinear
ob-, o- : Posição em frente, oposição. Exemplos:
obstruir, ofuscar, ocupar, obstáculo
per- : Movimento através. Exemplos:
percorrer, perplexo, perfurar, perverter
pos- : Posterioridade. Exemplos:
pospor, posterior, pós-graduado
pre- : Anterioridade . Exemplos:
prefácio, prever, prefixo, preliminar
pro- : Movimento para frente. Exemplos:
progresso, promover, prosseguir, projeção
re- : Repetição, reciprocidade. Exemplos:
rever, reduzir, rebater, reatar
retro- : Movimento para trás. Exemplos:
retrospectiva, retrocesso, retroagir, retrógrado
so-, sob-, sub-, su- : Movimento de baixo para cima, inferioridade. Exemplos:
soterrar, sobpor, subestimar
super-, supra-, sobre- : Posição superior, excesso. Exemplos:
supercílio, supérfluo
soto-, sota- : Posição inferior. Exemplos:
soto-mestre, sota-voga, soto-pôr
trans-, tras-, tres-, tra- : Movimento para além, movimento através. Exemplos:
transatlântico, tresnoitar, tradição
ultra- : Posição além do limite, excesso. Exemplos:
ultrapassar, ultrarromantismo, ultrassom, ultraleve, ultravioleta
vice-, vis- : Em lugar de. Exemplos:
vice-presidente, visconde, vice-almirante
Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf7.php
Alguns exemplos de sufixos são:
ada – caminhada -ez(a) – sensatez, beleza
-ança – mudança -ismo – civismo
-ância – abundância -mento – casamento
-ção – emoção -são – compreensão
-dão – solidão -tude – amplitude
-ença – presença -ura – formatura
-ário(a) – secretário -or – lutador
-eiro(a) – ferreiro -nte – feirante
-ista – manobrista
-aria – churrascaria -or – corredor
-ário – herbanário -tério – cemitério
-eiro – açucareiro -tório – dormitório
-il – covil
>-aço – ricaço -ario(a) – casario, infantaria
-ada – papelada -edo – arvoredo
-agem – folhagem -eria – correria
-al – capinzal -io – mulherio
-ame – gentame -ume – negrume
-ite bronquite, hepatite (inflamação)
-oma mioma, epitelioma, carcinoma (tumores)
-ato, eto, ito sulfato, cloreto, sulfito (sais)
-ina cafeína, codeína (alcaloides, álcalis artificiais)
-ol fenol, naftol (derivado de hidrocarboneto)
-ite amotite (fósseis)
-ito granito (pedra)
-ema morfema, fonema, semema, semantema (ciência linguística)
-io – sódio, potássio, selênio (corpos simples)
-ismo budismo
kantismo
comunismo
Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf8.php
Utilize geradores de nomes on-line
Os geradores on-line são algoritmos que realizam a mixagem de nomes, prefixos e sufixos, gerando novos nomes.
Um dos melhores geradores da atualidade é o do Nomes para Empresas.
O Nome para Empresas é uma agência especializada em criação de nomes profissionais, porém, disponibilizam esta ferramente grátis para que você possa “tentar a sorte” de encontrar um bom nome à partir de seu gerado.
Seguindo estas dicas, você provavelmente conseguirá criar o nome fantasia da sua empresa, criativo e com a cara do seu negócio!
Assim que escolher o nome da sua empresa é interessante registrar o domínio no registro.br e no INPI.