Confira a lista de nomes de animais iniciados com a letra A:
- Abelha (inseto)
- Arara (ave)
- Águia (ave de rapina)
- Abutre (ave)
- Ácaro (pequeno aracnídeo)
- Anta (mamífero)
- Antílope (mamífero)
- Alce (mamífero)
- Anaconda (cobra)
- Avestruz (ave)
- Asno (jumento)
- Atum (peixe)
- Albatroz (ave)
- Alpaca (mamífero)
- Arraia (peixe)
- Andorinha (ave)
- Anchova (peixe)
- Arminho (mamífero)
- Azulão (ave)
- Abelharuco (ave)
- Abetarda (ave)
- Abetouro (ave)
- Abibe (ave)
- Abre-asa (ave)
- Abrótea (peixe)
- Arenque (peixe)
- Açanã (ave)
- Acará (peixe)
- Acauã (ave de rapina)
- Açor (ave de rapina)
- Acurana (ave)
- Ádax (antílope)
- Agulha ou Agulhão (peixe)
- Aie-aie (primata)
- Alcatraz (ave)
- Alfaiate (ave)
- Anambé (ave)
- Anhuma (ave)
- Arapaçu (ave)
- Araponga (ave)
- Ararajuba (ave)
- Aratu (caranguejo)
- Arganaz (mamífero)
- Ariranha (mamífero)
- Asa-branca (ave)
- Atobá (ave)
Abelha (inseto)
Abelhas são insetos voadores, conhecidos pelo seu papel na polinização. Pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, e são aparentados das vespas e formigas.
Arara (ave)
Os termos arara e ará designam várias aves psitaciformes de grande porte da tribo Arini, cauda longa e um bico curvado resistente. Geralmente, os gêneros comumente chamados de araras são os gêneros Ara, Anodorhynchus e Cyanopsitta.
Águia (ave de rapina)
A águia é o nome comum dado algumas aves de rapina da família Accipitridae, geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade visual. O nome é atribuído a animais pertencentes a gêneros diversos e não corresponde a nenhum clade taxonômico.
Abutre (ave)
Abutre é o codinome usado por vários personagens fictícios dos vilões que aparecem nas histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. O personagem original a usar o apelido foi Adrian Toomes.
Ácaro (pequeno aracnídeo)
Ácaro é a designação comum dada aos animais pertencentes à subclasse Acari da classe Arachnida. A palavra acari deriva do grego akares, ‘pequeno’. A maioria dos adultos mede entre 0,25 e 0,75 mm de comprimento, embora existam espécies ainda menores.
Anta (mamífero)
Tapirus é o único gênero da família Tapiridae da ordem Perissodactyla. Habita o continente americano e o Sudeste Asiático, sendo conhecidos popularmente por anta ou tapir. São os maiores mamíferos dos Neotrópicos.
Antílope (mamífero)
Antílopes são animais herbívoros conhecidos pela beleza, graça e velocidade. Mamíferos ruminantes, pertencem à mesma família dos carneiros, cabras…
Alce (mamífero)
O alce é um cervídeo, o maior dos cervos, podendo atingir mais de 2 metros de altura ao nível das espáduas e pesar mais de 700 kg.
Anaconda (cobra)
A sucuri, também conhecida como anaconda, arigbóia, boiaçu, boiçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiuna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju…
Avestruz (ave)
O avestruz é uma ave não voadora, originária da África. É a única espécie viva da família Struthionidae, do género Struthio e da ordem das Struthioniformes. São considerados a maior espécie viva de ave.
Asno (jumento)
Equus africanus asinus é uma subespécie de mamíferos perissodáctilos cujo nome popular é asno ou burro, jumento, jegue, jerico ou ainda asno-doméstico.
Atum (peixe)
Os atuns são um dos grupos de espécies de peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro. Em 2002, foram capturadas, em todo o mundo, mais de seis milhões de toneladas de atuns e “espécies-afins”
Albatroz (ave)
Os albatrozes, incluindo os piaus, da família biológica dos diomedeídeos, são aves marinhas de grandes dimensões que, em conjunto com os procelarídeos, painhos e petréis-mergulhadores, formam a ordem dos Procellariiformes ou Tubinares.
Alpaca (mamífero)
Vicugna pacos, conhecido pelo nome comum de alpaca, é um mamífero sul-americano estreitamente aparentado com a vicunha e, um pouco mais distante, com o guanaco e a lhama. A alpaca é um animal da família dos camelídeos.
Arraia (peixe)
Arraias ou peixes batóides são peixes cartilaginosos marinhos classificados na superordem Batoidea dos Elasmobranchii, que agrupa também os tubarões.
Andorinha (ave)
Anchova (peixe)
A anchova é um peixe actinopterígeo da família Engraulidae, à qual pertence o biqueirão, geralmente de menor tamanho.
Arminho (mamífero)
O arminho é um carnívoro mustelídeo de pequeno porte pertencente ao grupo das doninhas. A espécie ocupa todas as florestas temperadas, árticas e sub-árticas da Europa, Ásia e América do Norte.
Azulão (ave)
O azulão é uma ave passeriforme da família Fringillidae. Também é conhecida pelos nomes de azulão-bicudo, azulão-do-nordeste, azulão-do-sul, azulão-verdadeiro, guarundi-azul, gurandi-azul, gurundi-azul e tiatã.
Abelharuco (ave)
Meropidae é uma família de aves coraciiformes que inclui os abelharucos, também conhecidos como abelheiro, abejaruco ou bejaruco, abelhuco, airute ou alrute, alderela, fulo, gralha ou gralho, lengue…
Abetarda (ave)
Abetarda é o nome geral dado às aves classificadas na família Otididae, tradicionalmente incluida nos gruiformes mas hoje em dia considerada uma ordem própria. O grupo é constituído por 26 espécies com distribuição geográfica no Velho Mundo.
Abetouro (ave)
O abetouro é uma ave da família Ardeidae. É um dos maiores membros da sua família e caracteriza-se pela sua plumagem castanha e pelo seu comportamento críptico. Esta espécie distribui-se principalmente pela Europa central e setentrional e pela Ásia.
Abibe (ave)
Abre-asa (ave)
O abre-asa, também conhecido como supi ou abre-asas-da-capoeira, é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae.
Abrótea (peixe)
O Abrótea, também conhecido como abrótea-da-primavera e gamão, é uma planta herbácea e medicinal robusta, vivaz, rizomatosa, com raízes carnudas e folhas planas e lineares, todas basais, da família das…
Arenque (peixe)
Arenques são pequenos peixes gordurosos do género Clupea encontrados nas águas temperadas e rasas do Atlântico Norte, do Mar Báltico e do Pacífico Norte. Há 3 espécies de género Clupea, a mais abundante é a do arenque do Atlântico, Clupea harengus.
Açanã (ave)
Açanã-preta é uma ave de pequeno porte encontrada no Brasil e em outros pontos do continente americano, como Cuba, Estados Unidos e Argentina. Seu habitat são regiões pantanosas ou alagadas na beira do mar.
Acará (peixe)
Acauã (ave de rapina)
O acauã é uma ave pertencente à ordem dos Falconiformes, da família Falconidae. É conhecida pelo seu canto característico e por se alimentar de serpentes.
Açor (ave de rapina)
O açor, do latim acceptore, significando que voa rapidamente, é uma ave de rapina da família Accipitridae, distribuída por todas as regiões temperadas do hemisfério norte. É a ave que aparece na bandeira dos Açores.
Acurana (ave)
O acurana é uma espécie de bacurau-tesoura que é encontrada vivendo às margens dos rios e ilhas fluviais na Amazônia.
Ádax (antílope)
O adax é um mamífero artiodáctilo da família dos bovídeos, vive espalhado pelas regiões desérticas no norte da África, do oceano Atlântico ao rio Nilo. Provido de longos cornos anelados desenvolvendo-se em espiral.
Agulha ou Agulhão (peixe)
O espadarte, também designado por vezes como peixe-espada, é um peixe que pode atingir um tamanho máximo de 4,5 metros e um peso de 540kg.
Aie-aie (primata)
O aie-aie, também ai-ai ou aye-aye é um primata estrepsirrino endémico de Madagáscar. É o único representante vivo da família Daubentoniidae.
Alcatraz (ave)
O ganso-patola é uma grande ave marinha da família Sulidae dos suliformes. São palmípedes e possuem seus quatro dedos unidos por uma membrana interdigital.
Alfaiate (ave)
O alfaiate, também conhecido como avoceta, é uma graciosa limícola da família Recurvirostridae. Os tons preto e branco da sua plumagem, em conjunto com o bico fortemente recurvado para cima, tornam a sua identificação bastante fácil.
Anambé (ave)
Cotingidae é uma família de aves da ordem Passeriformes encontrada na região neotropical. Inclui pássaros conhecidos pelos vernáculos anambé, coaraciuirá, guainambé, guinambé, cotinga e uanambé. São aves florestais e frugívoras.
Anhuma (ave)
Anhuma, também conhecida como alicorne, anhima, cametaú, cauintã, cavintau, cavitantau, cuintau, inhaúma, inhuma, licorne, unicorne e unicórnio, é uma ave anseriforme da pequena família Anhimidae. É típica da América do Sul.
Arapaçu (ave)
Dendrocolaptidae é uma família de aves da ordem Passeriformes. Com 13 géneros, onde se classificam as cerca de 50 espécies conhecidas de arapaçus.
Araponga (ave)
A araponga é uma ave existente no Brasil e também no Paraguai e Argentina, produz som parecido ao de um martelo numa bigorna. As arapongas pertencem à família Cotingidae, género Procnias.
Ararajuba (ave)
A guaruba, também chamada de ararajuba, é uma ave psitaciforme endêmica do norte do Brasil, ameaçada de extinção. As aves chegam a medir até 35 centímetros de comprimento, possuindo uma plumagem amarelo-ouro com rêmiges verdes.
Aratu (caranguejo)
Aratu é um termo utilizado para se referir a diversos caranguejos da família Sesarmidae mas costuma remeter mais especificamente ao Aratus pisonii, de carapaça quadrada e acinzentada, capaz de subir…
Arganaz (mamífero)
Arganaz e lirão são termos usados para designar as espécies de roedores da família dos glirídeos e também as espécies do gênero Microtus da família dos cricetídeos, mas trata especificamente…
Ariranha (mamífero)
A ariranha, também conhecida como onça-d’água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul.
Asa-branca (ave)
Asa-branca ou pomba-asa-branca é uma ave columbídea endêmica da América do Sul, que ocorre no Brasil, do nordeste ao sul, no Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina.
Atobá (ave)
Sula leucogaster Bod., popularmente conhecido pelos nomes atobá, toba, mergulhão, mambembo, mumbebo, alcatraz-pardo, freira e atobá-pardo, é uma espécie de ave suliforme da família Sulidae.
Outras letras iniciais de nomes de animais:
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
aranha não é inseto, é um aracnídeo.
Obrigado pela correção, já removemos!
consequatur vel et consequatur voluptates qui possimus vel quia. explicabo quo error dicta sed officiis voluptate aperiam reiciendis. maiores aut alias tempore accusantium temporibus ut explicabo veniam dolor aut quisquam maxime. adipisci praesentium debitis soluta reiciendis in voluptatum iusto autem eaque rerum doloremque magnam officiis voluptatem porro nam atque sint voluptatem est minima.
autem assumenda porro dignissimos est voluptas debitis. id mollitia voluptates excepturi dolore doloremque tenetur molestiae corrupti fugit reiciendis nobis voluptates autem qui earum. sunt facilis illo harum repudiandae consequatur non iure dolorem voluptatibus et. porro quis est et aut nostrum cum officiis incidunt ea totam est ea reiciendis quia. sed accusamus laudantium ullam ducimus officia numquam nemo quis cupiditate laboriosam totam et.
pariatur impedit repellendus sit quisquam dolor. nulla facere nihil in laudantium necessitatibus qui veritatis mollitia est mollitia fugit modi consequatur quis cumque commodi accusantium blanditiis exercitationem eaque. soluta nemo occaecati est dolorum debitis accusantium. velit dolor sed fuga consequuntur.
aut placeat in est commodi dolore fuga provident minima magnam officiis quam sed voluptates aut harum saepe temporibus aliquam quibusdam. sapiente dicta veniam tempore soluta iusto saepe aut quos rerum rerum ut itaque.