1) Educativo:
O museu mantém uma equipe especializada no seu Serviço Educativo, sendo uma Coordenadora, um Supervisor e aproximadamente 20 jovens Educadores, oriundos da área de Letras, História, Arquitetura, Sociologia, Artes Plásticas entre outras.
Tal equipe é responsável pelas visitas monitoradas realizadas com pré-agendamento por escolas (públicas e particulares) durante a semana e visitas monitoradas realizadas com o público espontâneo aos sábados e domingos.
O Serviço Educativo conta, ainda, com Educadores aptos a prestar serviço de monitoria em idiomas como Inglês, Espanhol, Francês e Italiano.
Além dessas atividades, o Serviço Educativo desenvolve diversos materiais de apoio à visitação, como por exemplo, o Caderno Educativo que é oferecido gratuitamente a professores com visitas agendadas ao museu.
Em todos os andares de visitação do museu, o público conta com o apoio de Educadores que podem responder as dúvidas surgidas durante a visita.
Os Educadores do museu trajam camisetas com a logomarca do museu na frente e a palavra “EDUCATIVO” escrita nas costas, sendo muito fácil diferenciá-los entre o publico.

2) Visitas Diferenciadas
Semanalmente, o museu acolhe visitas de grupos diferenciados, tais como jovens e crianças em situação de risco que participam de projetos sociais e educacionais, grupos de terceira idade,portadores de deficiências físicas e grupos monitorados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Usualmente, essas visitas são solicitadas por Organizações Não Governamentais ou Entidades Públicas e têm por objetivo permitir o acesso de um grupo social normalmente impossibilitado de frequentar qualquer tipo de equipamento cultural.
Nestes casos, normalmente e mediante prévia solicitação encaminhada à instituição, os ingressos são oferecidos gratuitamente aos interessados.
O museu está equipado de maneira a permitir o acesso de pessoas com limitação de locomoção e dispõe de cadeiras de roda que podem ser utilizadas gratuitamente pelos visitantes mediante simples solicitação a um dos funcionários no pátio de acesso, desde que as mesmas estejam disponíveis.

3) Horário Diferenciado de Visitação
Visando democratizar e facilitar o acesso da população, o Museu da Língua Portuguesa, desde agosto de 2007, adotou a política pioneira em São Paulo de permanecer aberto até às 22h em todas as últimas terças-feiras do mês. Nestes dias, a bilheteria, como de costume, fecha uma hora antes, ou seja, às 21h.

4) Ações com a Rede Pública de Ensino
O museu desenvolve ações com a Rede Pública de Ensino, tanto do Estado de São Paulo, como a Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo.
No seu primeiro ano de funcionamento, a instituição recebeu aproximadamente 700 professores da Rede Estadual de Ensino em cursos de capacitação (8 horas/aula). Após os cursos, os professores retornaram ao museu com seus alunos. Atualmente o museu participa do projeto Cultura é Currículo da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo.
Com a Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo é realizado o projeto “O Centro é uma Sala de Aula”. Alunos das escolas da Subprefeitura da Sé têm aulas, uma vez por semana, em espaços culturais da Cidade, tais como: Museu da Língua Portuguesa; Pinacoteca do Estado; Arquivo Histórico Municipal; e Cemitério da Consolação. Mais de 200.000 alunos já participaram deste projeto no Museu da Língua Portuguesa.

5) Espaço de Alimentação
O museu não dispõe ainda de café ou restaurante, mas está prevista sua instalação para os próximos meses em seu andar térreo.

6) Guarda–Volumes
Ao lado da bilheteria, o museu dispõe de um guarda-volumes e oferece este serviço gratuitamente.

7) Banheiros
Os banheiros (feminino, masculino e para deficientes físicos) estão localizados na área interna do museu, ou seja, apenas disponíveis para os visitantes que já tiverem adquirido seus ingressos e já tiverem entrado na área expositiva do museu. Não existem banheiros disponíveis no pátio de acesso.



Museu da Língua Portuguesa | Estação da Luz | Centro - São Paulo - SP
(11) 3322-0080
museu@museulp.org.br